Os Simpsons tiveram mais de 700 episódios nas últimas 34 temporadas, colocando a família em quase todas as situações e locais imagináveis. Mas alguns desses episódios – para poupar a equipe e ao mesmo tempo satisfazer a necessidade da Fox por mais conteúdo – foram costurados a partir de outros episódios. Esses clipes têm sido usados com moderação ao longo dos anos, mas existem.
Os episódios de clipes eram um evento padrão para outros programas de TV da época, mas eram frequentemente ridicularizados pelos telespectadores. No entanto, o primeiro dos Simpsons tem um legado real. Considerado um dos melhores episódios do gênero, “Então chegou a isso: um show de clipes dos Simpsons” tem um lugar muito diferente na história da série – graças a ser a origem de uma das mais famosas teorias dos fãs de Simpson. .
Como os Simpsons fizeram seu primeiro clipe
O 18º episódio da quarta temporada de Os Simpsons , “So It’s Come to This: A Simpsons Clip Show” foi escrito por Jon Vitti e dirigido por Carlos Baeza. Depois que uma crescente guerra de pegadinhas levou Homer Simpson ao hospital , a família relembrou aventuras e histórias passadas. O comentário de áudio incluído para o episódio de Os Simpsons: a quarta temporada completa explicou que o episódio surgiu como resultado da Fox querer mais episódios na temporada para que pudessem ganhar dinheiro com direitos de distribuição. Os clipes são muito mais baratos de produzir, pois dependem de muito menos animações e performances originais.
De acordo com o franco criador dos Simpsons , Matt Groening , a Fox queria o maior número possível de programas de clipes, mas os produtores os convenceram de que a dependência excessiva desse tipo de episódios irritaria a base de fãs. Ainda assim, alguns foram produzidos para apaziguar a rede. Essa relutância ficou clara no título do episódio, que zombou do conceito. Mas a maior contribuição do episódio foi a teoria dos fãs dos Simpsons que se desenvolveu posteriormente.
A melhor teoria dos fãs dos Simpsons veio de um clipe
Uma das poucas tramas originais de ‘Então chegou a isso: um show de clipes dos Simpsons’ foi Homer andando pelos corredores do hospital e eventualmente se deparando com uma máquina de venda automática. Depois de tentar pegar alguns doces, ele foi esmagado pela máquina e colocado em coma – até que Bart, confessando a pegadinha original, o acordou de pura raiva. Mas uma das teorias de fãs mais persistentes dos Simpsons sugere que Homer nunca acordou . Esta é uma explicação para as qualidades cada vez mais estranhas da série à medida que Os Simpsons progrediam, sugerindo que todo o resto da série ocorre dentro da imaginação vívida de Homer.
É uma teoria inteligente dos fãs e que os criativos da série tomaram nota. O co-showrunner Al Jean observou durante uma entrevista à CBR que “é uma ideia muito legal, mas a ideia de que esconderíamos isso por anos através de equipes diferentes, sabe? Ninguém planeja isso. Como você pode manter isso em segredo?” A ideia foi referenciada diretamente no episódio 3 da temporada 34, “Lisa the Boy Scout”, que se aprofundou em muitas das teorias predominantes dos fãs dos Simpsons . Tudo isso resultou de um episódio que os produtores do programa foram mais ou menos forçados a fazer, outro exemplo de elementos de bastidores que afetam Os Simpsons .